Mídia

Notícias

    ESALQTec | 7ª edição do Prêmio Empreendetec acontece em outubro no Parque Tecnológico16/09/2015ESALQTec


    Algae Biotecnologia foi escolhida para o recebimento do Prêmio EMPREENDETEC – Categoria Empresa, conferido anualmente pela ESALQ/FEALQ/ESALQTEC à empresas que se destacam no cenário de inovação no município de Piracicaba.  


    Por Thiago Perez,

    O prêmio

    Desde 2009 a ESALQTec - Incubadora Tecnológica, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP) e a Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz" (FEALQ) homenageiam os destaques do ramo de inovação tecnológica nas categorias Empresa e Profissional.  

    O Brasil é o 61º colocado, entre 143 países, no Índice Global de Inovação 2014, segundo relatório apresentado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em parceria com a Johnson Cornell University e o INSEAD.

    É o país da América Latina que mais investe em inovação, ciência e tecnologia: dedica 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto) para o setor, de acordo com a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina).  

    Em sua sétima edição, o Prêmio Empreendetec é um reconhecimento pela contribuição inovativa no município de Piracicaba e região, é o que diz Sergio Marcus Barbosa, gerente executivo da ESALQTec. "O prêmio tem o objetivo de um reconhecimento a estes personagens que contribuem para a evolução tecnológica procurando sempre o aperfeiçoamento na busca da sustentabilidade e produtividade. Todo reconhecimento é importante e deve ser rotineiro", comenta.

    Os premiados

    Neste ano o premiado na categoria profissional será o professor e doutor Paulo Fernando Machado, coordenador da Clínica do Leite. O professor leciona na ESALQ/USP há 35 anos, leite e ministra uma aula optativa de "Gestão de Negócios" onde são apresentados conceitos de negócios e de como empreender.  

    Na categoria empresa, a empresa premiada será a Algae, criada em 2010, está estabelecida no Parque Tecnológico de Piracicaba, desenvolve soluções ambientais baseadas no cultivo de microalgas, com aplicações principalmente em biocombustíveis, biofixação de CO2, nutrição animal, saúde humana e tratamento de efluentes.

    O evento apresentará também o Painel ESALQTec, com destaque para a Casa do Produtor Rural que completou 10 anos de atividades e a Agrosmart, empresa associada da ESALQTec que venceu o prêmio Call to Inovation 2015 com seu projeto de irrigação inteligente, capaz de economizar até 70% de água.  

    O Prêmio Empreendetec 2015 será no dia 8 de outubro no Auditório do Parque Tecnológico de Piracicaba. O evento começa às 19h.

    Notícia originalmente publicada em Boletim ESALQTec
    Compartilhe: