Mídia

Notícias

    FENACAM | Algae Biotecnologia aposta na utilização de biomassa de microalgas para rações animais01/06/2011  Foto: Naira Silva/Algae 
    Biomassa liofilizada de microalgas A Algae Biotecnologia, empresa do Grupo Ecogeo, dedicada à pesquisa e desenvolvimento de soluções energéticas e ambientais com o uso de microalgas, aposta também no potencial de utilização de biomassa destes microrganismos para uso em rações animais.

    A Algae iniciou, em 2009, um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento na área de cultivo de microalgas com a finalidade de exploração de óleos e açúcares presentes na biomassa para a produção de bicombustíveis e de remediação de resíduos, como a vinhaça oriunda de usinas de produção de etanol.

    O aproveitamento da biomassa seca obtida após a extração do óleo como integrante de rações animais passou a chamar a atenção da empresa já a partir de 2010, especialmente em função da demanda de proteína por setores como a aqüicultura.

    Segundo a zootencista Moira Nunes, consultora contratada pela Algae para o desenvolvimento de produtos no setor de rações animais, “o alto teor protéico, a presença de aminoácidos e ácidos graxos essenciais na biomassa das microalgas tornam este produto um potencial substituto para a farinha de pescado na formulação de rações para peixes e crustáceos”.

    “O aproveitamento da biomassa de microalgas (destes microrganismos) como insumo para a indústria de rações animais comprova o potencial de utilização das microalgas como uma verdadeira plataforma tecnológica onde se pode aliar a produção de energia e alimentos” afirma o Eng. Agrônomo Sergio Goldemberg, Gerente Técnico da Algae.

    A empresa está já em fase avançada de experimentos laboratoriais e em processo de implantação de seus primeiros pilotos; a principal característica da tecnologia em desenvolvimento é o aproveitamento de subprodutos da indústria sucroenergética para o cultivo das microalgas, o que possibilitará um custo final de produção compatível com a expectativa do mercado.

    A Algae Biotecnologia estará presente e divulgando seus projetos e resultados na VIII Fenacam – Feira Nacional do Camarão, que ocorrerá em Natal-RN entre 6 a 10 de junho, simultaneamente ao Congresso da World Aquaculture Society.
     
    O estande da Algae na VIII Fenacam é o 181.

    Notícia originalmente publicada em FENACAM
    Compartilhe: